Coleção de máscaras

literalidade, virtualidade e pluralidade da máscara no jogo das identidades entre performance moderna e contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52673

Palabras clave:

Performance, máscara, literalidade, imagens técnicas, teatro

Resumen

O artigo analisa a presença e a ausência da máscara na Performance, tanto conceitualmente quanto em termos práticos, nas suas fases moderna e contemporânea,buscando estabelecer nexos, a partir de sua natureza comunicacional e relacional, com os conceitos de representação e presentação, no fluxo histórico das artes plásticas em oposição à lógica da cena teatral e em conexão com as perspectivas teóricas da Semiótica de Charles S. Peirce e com o pensamento filosófico de Vilém Flusser, e detendo-se,finalmente, em recorte analítico das obras de ORLAN e Cindy Sherman, em seu embate com as questões identitárias da mulher sob a influência paradigmática das imagens técnicas.

Citas

ADES, Dawn. O Dada e o Surrealismo. Barcelona: Labor, 1976.

BARTHES, Rolland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BERNSTEIN, Jay. Da beleza à experiência de Kant a Cindy Sherman. In: CERÓN, Illeana Pradilla; REIS,

Paulo (org.). Kant: crítica e estética na modernidade. São Paulo: Senac, 1999.

CARNAL Art (2001 Documentary). [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (75 min). Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=no_66MGu0Oo. Acesso em: 12 dez. 2016.

FLUSSER, Vilém. Texto/imagem enquanto dinâmica do Ocidente. Cadernos Rioarte, Rio de Janeiro,

ano II, n. 5, p. 64-68, 1996.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de

Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FRIED, Michael. Arte e objetidade. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano IX, n. 9, p. 131-147, 2002.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do Futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes,

GONZAGA, Ricardo Maurício. Da membrana à interface: auto-retrato e autoconsciência na arte

contemporânea. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade

Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

GONZAGA, Ricardo Maurício. Significâncias indiciais alegóricas. In: ARAÚJO, Inês (org.). Indícios. Rio

de Janeiro: Instituto de Artes: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2016.

GONZAGA, Ricardo Maurício. Da Janela à interface. Farol, Vitória, v. 14, n. 19, 2018.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2019.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

JUNG, Carl. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2016.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 2000.

KAPROW, Alan. O legado de Pollock. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de artistas:

anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

KRAUSS, Rosalind. A Note on Photography and the Simulacral. In: SQUIENS, Carol (ed.). The Critical

Image: Essays on Contemporary Photography. Seattle: Bay Press, 1990.

KRAUSS, Rosalind et al. Mesa-redonda: a recepção dos anos 60. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 6, n.

, p. 157-171, 1999.

LE BRETON, David. Cuerpo sensible. Santiago: Metales Pesados, 2005.

LÉVINAS, Emmanuel. Da existência ao existente. São Paulo: Papirus, 1998.

LYOTARD, Jean-François. Pós-modernismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

MORRIS, Charles. Fundamentos da teoria dos signos. São Paulo: Edusp, 1976.

MORRIS, Robert. Notes on Sculpture. In: BATTCOCK, Gregory (ed.). Minimal Art: A Critical Anthology.

New York: Dutton, 1968.

MORRIS, Robert. O tempo presente do espaço. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de

artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

O’BRYEN, C. Jill. Carnal art. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

O’HAGAN, Sean. Interview: Marina Abramovic. The Guardian, 3 Oct. 2010. Disponível em:

https://www.theguardian.com/artanddesign/2010/oct/03/interview-marina-abramovicperformance-artist. Acesso em: 22 out. 2023.

ORLAN. ORLAN: Le Récit. Milano: Charta, 2007.

ORLAN. Feminism and Representation. [Entrevista]. The Irish Critic, 29 April 2009.

ORLAN. Manifesto da Arte Carnal. [s. d.]. Disponível em: http://www.orlan.net/texts. Acesso em: 29

set. 2017.

ORLAN: Fan Site. [s. d.]. Disponível em http://www.orlan.net. Acesso em: 28 ago. 2024.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Jandira: Principis, 2019.

PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2019.

SABINO, Eduardo. A comunicação em tempos de consumo. 2009. Monografia (Graduação em

Comunicação Social) – Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2009.

SHERMAN, Cindy. The Making of Untitled. In: SHERMAN, Cindy. Cindy Sherman: The Complete

Unitled Film Stills. New York: Museum of Modern Art, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (org.). Identidade e diferença.

Petrópolis: Vozes, 2019.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

GONZAGA, R. M. Coleção de máscaras: literalidade, virtualidade e pluralidade da máscara no jogo das identidades entre performance moderna e contemporânea. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 175–201, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52673. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52673. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê