Coleção de máscaras

literalidade, virtualidade e pluralidade da máscara no jogo das identidades entre performance moderna e contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52673

Palabras clave:

Performance, máscara, literalidade, imagens técnicas, teatro

Resumen

O artigo analisa a presença e a ausência da máscara na Performance, tanto conceitualmente quanto em termos práticos, nas suas fases moderna e contemporânea, buscando estabelecer nexos, a partir de sua natureza comunicacional e relacional, com os conceitos de representação e presentação, no fluxo histórico das artes plásticas em oposição à lógica da cena teatral e em conexão com as perspectivas teóricas da Semiótica de Charles S. Peirce e com o pensamento filosófico de Vilém Flusser, e detendo-se, finalmente, em recorte analítico das obras de ORLAN e Cindy Sherman, em seu embate
com as questões identitárias da mulher sob a influência paradigmática das imagens técnicas.

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Publicado

2024-10-21

Cómo citar

GONZAGA, R. M. Coleção de máscaras: literalidade, virtualidade e pluralidade da máscara no jogo das identidades entre performance moderna e contemporânea. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 175–201, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52673. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52673. Acesso em: 28 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê