Poétique des intervalles
animation 3D aux extrémités
DOI :
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32943Mots-clés :
Animation 3D, Cinéma, Extrémité, RéalismeRésumé
L'image commerciel de l'animation 3D met à jour et renforce les contrats de communication cinématographique, en fonction de ses capacités de synthèse hyper-réalistes. L'objectif de cette étude est de montrer des procédures en marge du flux productif principal, afin de déconstruire l'illusion des images techniques et de donner une matérialité visuelle aux processus de calcul sous-jacents. L'approche des extrémités, développée par Christine Mello, est utilisée comme vecteur de lecture des œuvres désormais répertoriées afin de situer leur zone limite en termes de tension artistique, donnant pluralité au champ esthétique et élargissement des possibilités artistiques face au dialogue machinique.
Références
BAIO, Cesar. Máquinas de imagens: arte, tecnologia e pós-virtualidade. São Paulo: Annablume, 2015.
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora UFRS, 2003.
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ELSAESSER, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
FEST Direção: Nikita Diakur. 2018. 1 vídeo (2:55 min.), son., color., digital. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Q2VMWR8xlls>. Acesso em: 12 nov. 2021.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.
______. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.
LAZZARATO, Maurizio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 200l.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997
______. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1998.
______. A ilusão especular: uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili Brasil, 2015.
MANOVICH, Lev. The Aesthetics of Virtual Worlds. CTHEORY, West Holywood, Los Angeles, nov. 1995. Disponível em: <http://manovich.net/content/04-projects/016-the-aesthetics-of-virtual-worlds/13_article_1996.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
______. Image Future, 2006. Disponível em: <http://manovich.net/content/04-projects/048-image-future/45_article_2006.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac, 2008.
______ (org.). Extremidades: experimentos críticos 1. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017
PLEASE, SAY SOMETHING. 2009. Direção: David Oreilly. 2009. 1 vídeo (10 min.), son., color., digital. Disponível em: <https://youtu.be/Q2YdJy0w66Y>. Acesso em: 16 nov. 2020.
PLAZA, Julio; TAVARES, Monica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998
PORTUGAL, Demétrio. Outros fluxos cinematográficos e sua produção de imagens. In: BAMBOZZI, Lucas; PORTUGAL, Demétrio (org.). Cinema e seus outros: manifestações expandidas do audiovisual. São Paulo: Equador, 2019. p. 163-170.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
UGLY. Direção: Nikita Diakur. 2018. 1 vídeo (11 min.), son., color., digital. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EgPb-LEb3KE>. Acesso em: 13 mar. 2021.
YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. Massachusetts: E.P. Dutton, 1970.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carlos Eduardo Nogueira, Christine Mello 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.