Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães
Ações artísticas colaborativas em favor da diferença
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16124Palavras-chave:
Arte, Corpo, Política, Fernanda MagalhãesResumo
Este texto apresenta uma análise de duas ações colaborativas dirigidas por Fernanda Magalhães em prol da visibilidade da mulher gorda: “Classificações científicas da obesidade” (1997) e “Ação 8” (2006). Magalhães, com outras mulheres, confronta exclusões sociais, permitindo uma leitura que visa a desconstrução de convenções que permeiam o imaginário cultural, elaboradas a partir de elementos da tradição da história da arte. À luz de autoras como Lynda Nead (1992), Almazán e Clavo (2007) e Rosalyn Deutsche (2008), busca-se entrelaçar arte e política, levando em conta a potência do corpo e das ações conjuntas na transgressão de discursos hegemônicos.
Referências
ALMAZÁN, Yayo Aznar; CLAVO, María Iñigo. Arte, política y activism. Concinnitas, ano 8, v. 1, n. 10. Rio de janeiro: UERJ, 2007.
ARFUCH, Leonor. (Auto)biografía, memória e história. Clepsidra, Buenos Aires, v. 1, n. 1, 2014.
CLARK, Kenneth. The nude: a study in ideal form. 1. ed. Nova Jersey: Princeton University Press, 1956.
DEUTSCHE, Rosalynd. Agorafobia. Barcelona: MACBA, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
MAGALHÃES, Fernanda. Corpo Re-construção. Ação Ritual Performance. Orientadora: Lygia Arcuri Eluf. 2008. 260 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
MAGALHÃES, Fernanda. Classificações científicas da obesidade. Labrys, Santa Catarina, UFSC, v. 1, n. 1, 2014.
NEAD, Lynda. The female nude: art, obscenity and sexuality. 1. ed. Londres: Routledge, 1992.
NOCHLIN, Linda. Off beat and Naked. Artnet.com, nov. 1999. Disponível em: http://www.artnet.com/Magazine/FEATURES/nochlin/nochlin11-5-99.asp. Acesso em: 21 jun.2018.
PRECIADO, Beatriz. Entrevista com Beatriz Preciado. Entrevista cedida a: Jesús Carrillo. Poiésis, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF, Niterói, n. 15, ago. 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15 _EntrevistaBeatriz.pdf. Acesso em: 24 jul. 2013.
SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. Interfaces: women, autobiography, image, performance. 5. ed. Michigan: University of Michigan Press, 2012.
SMITH, Terry. Contemporary art: world currents. 1. ed. Nova Jersey: Pearson, 2011.
YVES Klein. MoMa. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/80530. Acesso em: 24 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.