Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães

Ações artísticas colaborativas em favor da diferença

Autores/as

  • Júlia Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16124

Palabras clave:

Arte, Corpo, Política, Fernanda Magalhães

Resumen

Este texto apresenta uma análise de duas ações colaborativas dirigidas por Fernanda Magalhães em prol da visibilidade da mulher gorda: “Classificações científicas da obesidade” (1997) e “Ação 8” (2006). Magalhães, com outras mulheres, confronta exclusões sociais, permitindo uma leitura que visa a desconstrução de convenções que permeiam o imaginário cultural, elaboradas a partir de elementos da tradição da história da arte. À luz de autoras como Lynda Nead (1992), Almazán e Clavo (2007) e Rosalyn Deutsche (2008), busca-se entrelaçar arte e política, levando em conta a potência do corpo e das ações conjuntas na transgressão de discursos hegemônicos.

Biografía del autor/a

Júlia Mello, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Professora Assistente no Departamento de Comunicação Social da UFES, doutoranda em Artes Visuais no PPGAV/EBA-UFRJ e bolsista CNPq

Citas

ALMAZÁN, Yayo Aznar; CLAVO, María Iñigo. Arte, política y activism. Concinnitas, ano 8, v. 1, n. 10. Rio de janeiro: UERJ, 2007.

ARFUCH, Leonor. (Auto)biografía, memória e história. Clepsidra, Buenos Aires, v. 1, n. 1, 2014.

CLARK, Kenneth. The nude: a study in ideal form. 1. ed. Nova Jersey: Princeton University Press, 1956.

DEUTSCHE, Rosalynd. Agorafobia. Barcelona: MACBA, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

MAGALHÃES, Fernanda. Corpo Re-construção. Ação Ritual Performance. Orientadora: Lygia Arcuri Eluf. 2008. 260 f. Tese. (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

MAGALHÃES, Fernanda. Classificações científicas da obesidade. Labrys, Santa Catarina, UFSC, v. 1, n. 1, 2014.

NEAD, Lynda. The female nude: art, obscenity and sexuality. 1. ed. Londres: Routledge, 1992.

NOCHLIN, Linda. Off beat and Naked. Artnet.com, nov. 1999. Disponível em: http://www.artnet.com/Magazine/FEATURES/nochlin/nochlin11-5-99.asp. Acesso em: 21 jun.2018.

PRECIADO, Beatriz. Entrevista com Beatriz Preciado. Entrevista cedida a: Jesús Carrillo. Poiésis, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF, Niterói, n. 15, ago. 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15 _EntrevistaBeatriz.pdf. Acesso em: 24 jul. 2013.

SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. Interfaces: women, autobiography, image, performance. 5. ed. Michigan: University of Michigan Press, 2012.

SMITH, Terry. Contemporary art: world currents. 1. ed. Nova Jersey: Pearson, 2011.

YVES Klein. MoMa. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/80530. Acesso em: 24 jun. 2018.

Publicado

2019-11-22

Cómo citar

MELLO, J. Molduras e carimbos da corporeirdade em Fernanda Magalhães: Ações artísticas colaborativas em favor da diferença. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 230–245, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16124. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16124. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática