Ponto de escuta e tridimensionalidade sonora na ficção e no documentário

Para uma estética do envelopamento no cinema contemporâneo

Autori

  • Leonardo Álvares Vidigal Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
  • Marina de Morais Novais Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21604

Parole chiave:

Artes, Cinema, Ponto de escuta, Som no cinema, Tridimensionalidade do som

Abstract

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a tridimensionalidade sonora proporcionada pelos atuais sistemas de exibição e mixagem de som no cinema ficcional e documental. Para tal, a discussão propõe também o estudo de filmes como Nos vemos no paraíso (2017), Bethany Hamilton: Sem Limites (2018), dentre outros, com o intuito de compreender como o som se relaciona com os conceitos de ponto de escuta subjetivo e espacial (CHION, 2008), de que forma se dá a tridimensionalidade sonora da obra na sala de exibição e algumas das possibilidades teóricas e estéticas abertas por este desenvolvimento técnico.

Biografie autore

Leonardo Álvares Vidigal, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professor Associado no curso de Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes, na linha de pesquisa em Cinema.

Marina de Morais Novais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Graduada em Comunicação Social pela UEMG, mestra e doutora em Artes, na linha de pesquisa em Cinema, pela Escola de Belas Artes da UFMG.

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Pubblicato

2020-05-27

Come citare

VIDIGAL, L. Álvares; NOVAIS, M. de M. Ponto de escuta e tridimensionalidade sonora na ficção e no documentário: Para uma estética do envelopamento no cinema contemporâneo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 224–248, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21604. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21604. Acesso em: 17 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos - Seção aberta