Repensar o esquecimento
fragmento e ruína em arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48673Parole chiave:
Fragmento, ruína, memória, experiência, esquecimentoAbstract
Obras de arte contemporânea, como as de Anselm Kiefer, Ai Weiwei, Ibrahim Mahama, Daniel Senise, Ana Pi e Taata Imê, incitam a pensar diferencialmente memória e esquecimento através das disposições singulares de fragmentos e ruínas. A fim de evidenciar o contributo dessas obras para pensar o contemporâneo, este artigo propõe-se, primeiramente, a situar a especificidade dos respectivos temas em elaborações filosóficas contemporâneas. Apoiando-se em considerações de Bergson, Benjamin, Ricœur, Assmann, Simmel e Derrida, sublinha-se em que medida acepções vitalistas ou continuístas da memória e da lembrança cederam espaço ao problema do esquecimento, ao relevo do caráter fragmentário da experiência histórica e ao aprofundamento da noção de ruína. Será então tematizado como o contemporâneo indicia-se diferencialmente em fragmentos e ruínas nas obras de arte mencionadas.
Riferimenti bibliografici
AGOSTINHO, Aurélio (Santo Agostinho). Confissões. Tradução e notas Arnaldo do Espirito Santo, João Beato e Manuel B. C. Freitas. 2. ed. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2004.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução e coordenação Paulo Soethe. São Paulo: Editora da Unicamp, 2016.
BENJAMIN, Walter. Das Passagen-Werk. Hrsg. von Rolf Tiedemann. Zwei Bände. Frankfurt: Suhrkamp, 1982.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lírico do capitalismo. Tradução José C. M Barbosa e Hemerson A. Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras Escolhidas, 3).
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução Sergio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232. (Obras Escolhidas, 1).
BENJAMIN, Walter. Über einige Motive bei Baudelaire. In: BENJAMIN, Walter. Gesammelte Schriften I- 1. Hrsg. Von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt: Suhrkamp, 1999.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
BENJAMIN, Walter. Ursprung des deutschen Trauerspiels. Frankfurt: Suhrkamp, 2022.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Logique de la sensation. Paris: Éditions du Seuil, 2002.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução Miriam Chnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.
DERRIDA, Jacques. Mal d’archive. Une impression freudienne. Paris: Galilée, 1995-2008.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução Cláudia M. Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Rastro e arquivo, imagem e arte. Diálogo. In: DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Organização G. Michaud, J. Masó, J. Bassas. Tradução Marcelo J. Moraes. Florianópolis: Editora UFSC, 2012. p. 91-144.
DERRIDA, Jacques. Les dessous de la peinture, de l’écriture et du dessin : support, substance, sujet, suppôt et supplice (Conférence prononcée par Derrida à la Fondation Maeght à Saint-Paul-de-Vence, 2002). In: DERRIDA, Jacques. Penser à ne pas voir. Écrits sur les arts du visible (1979-2004). Édition de G. Michaud, J. Masó, J. Bassas. Paris: Éditions de la différence, 2013. p. 242-255.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução Laurent L. Schaffter. São Paulo: Vértice: Revista dos Tribunais, 1990.
HEGEL, Georg W. F. Phänomenologie des Geistes. In: HEGEL, Georg W. F. Hauptwerke in sechs Bänden. Bd. II. Hamburg: Felix Meiner, 1999a.
HEGEL, Georg W. F. Cursos de Estética I. Tradução Marco A. Werle. São Paulo: Edusp, 1999b.
HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Tübingen: Niemayer, 2006.
HERKENHOFF, Paulo. Sudário e Esquecimento. Texto publicado na exposição de Saniel Senise na Galeria Camargo Vilaça, em São Paulo, 1993. Disponível em: https://www.danielsenise.com/texto/sudario-e-esquecimento/. Acesso em: 19 maio 2024.
LINDNER, Burkhardt. Allegorie. In: WIZISLA, Erdmut; OPITZ, Michael (Hrsg.). Benjamins Begriffe. 11. Auf. Frankfurt: Zuhrkamp, 2011. p. 50-94.
MAHAMA, Ibrahim. Parliament of Ghosts. In: LIMA, Diane; KILOMBA, Grada; MENEZES, Hélio; BORJA- VILLEL, Manuel (org.). 35a Bienal de São Paulo: Coreografias do impossível. Catálogo de exposição. (Vários autores). São Paulo: Bienal de São Paulo, 2023. p. 154-155.
MESQUITA, Ivo. Território dos sentidos. In: MESQUITA, Ivo (org.). Daniel Senise: Ela que não está. São Paulo: Cosac Naify, 1998. p. 9-16.
PÉREZ-BARREIRO, Gabriel. Construções sobre a pintura. In: MESQUITA, Ivo (org.). Daniel Senise: Ela que não está. São Paulo: Cosac Naify, 1998. p. 27-31.
RAULET, Gérard. Die Ruinen im ästhetischen Diskurs der Moderne. In: BOLZ, Norbert; VAN REIJEN, Willem. Ruinen des Denkens. Denken in Ruinen. Frankfurt: Suhrkamp, 1996. p. 179-214.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et al. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
SCHMIDER, Christine; WERNER, Michael. Das Baudelaire-Buch. In: LINDNER, Burkhardt (Hrsg.). Benjamin Handbuch: Leben, Werk, Wirkung. Stuttgart: Metzler, 2011. p. 567-584.
SERRA, Alice M. Image et structuration minimale chez Derrida, Deleuze et Didi-Huberman. La Part de l’Oeil, v. 32, p. 83-95, 2018.
SERRA, Alice M. From Displacements of Form to Auratic Trace: Notes on Didi-Huberman’s Thinking on Images. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, v. 14, p. 248-272, 2020.
SIMMEL, Georg. Die Ruine. In: SIMMEL, Georg. Aufsätze und Abhandlungen 1901-1908. Bd. II. Hrsg. von Alessandro Cavalli und Volkhard Krech. Frankfurt: Suhrkamp, 1993. p. 124-130.
SIMMEL, Georg. A ruína. In: FORTUNA, Carlos (org.). Simmel: a ruína. Tradução António S. Ribeiro.
Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. p. 55-65.
WARBURG, Aby. Introdução à Mnemosyne. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande: Abi Warburg – Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 363-375.
WEIWEI, Ai. Reto. In: DANTAS, Marcelo (org.). Raiz Weiwei. São Paulo: Ubu, 2018. p. 78-83.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Alice Serra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.