Azulejos históricos
de como a investigação analítica pode apoiar os conservadores-restauradores e os historiadores
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15483Palavras-chave:
azulejos históricos, degradação dos azulejos, restauro dos azulejosResumo
Esta comunicação apresenta projetos de pesquisa sobre azulejos históricos, atualmente desenvolvidos no LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em Lisboa-Portugal. Tem como objectivo exemplificar como os resultados analíticos podem auxiliar os restauradores na escolha e adoção de procedimentos mais adequados a cada caso. Apresenta também um estudo de caso onde a análise instrumental ajudou os historiadores a aceitar ou rejeitar hipóteses anteriormente estruturadas.
Downloads
Referências
SANTOS SILVA, António. Degradação do Betão por Reações Álcalis-Sílica. Utilização de Cinzas Volantes e Metacaulino para a sua Prevenção. Dissertação de doutoramento desenvolvida no LNEC e apresentada na Universidade do Minho. Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal, 2005. MIMOSO, João Manuel; A. Santos Silva; I. Milagre Martins; D. Rodrigues Costa; S. Morais Pereira; L. Esteves; A.N. Pais. Estudo analítico de azulejos atribuídos a produção flamenga provenientes do Paço Ducal de Vila Viçosa. Catálogo da exposição “O Testamento de D. Teodósio” bilingue português / inglês pps 62-72, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, Portugal, Outubro 2012. SANTOS SIMÕES, João Miguel. Os Azulejos do Paço de Vila Viçosa. Fundação da Casa de Bragança, Lisboa, Portugal, 1945. DUMORTIER, Claire. Céramique de la Renaissance à Anvers- de Venise à Delft. Editions Racine, Bruxelas, Bélgica, 2002
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 João Manuel Mimoso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







