O que Benjamin diz ao artista ?
Palavras-chave:
Walter Benjamin, imagem, artista, dialética, históriaResumo
A relação de Walter Benjamin com a arte, a literatura, a história e a política cria um universo sensível propício à intensificação do pensamento. Privilegiando de maneira fragmentária as motivações “estéticas” que perpassam seus textos, abordamos alguns microcosmos conceituais trabalhados por ele para sugerir afinidades e convergências com a sensibilidade artística e a responsabilidade ética de ser artista.
Referências
BENJAMIN, Walter. Essais I, 1922-1934. Paris: éditions Denoël, 1971.
BENJAMIN, Walter. L’origine du drame baroque allemand. Paris: 1985.
BENJAMIN, Walter. Paris, capitale du XIXème siècle. Le Livre des Passages, (trad. do alemão por Jean Lacoste). Paris: Les éditions du cerf, 2006.
COMETTI, Jean-Pierre Art, représentation, expression. Paris : PUF, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.