Arte e cultura

como acervos de museus contribuem na promoção da identidade sociocultural e formação cidadã da população da Baixada Fluminense?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15721

Palavras-chave:

Museu, Identidade, Poder

Resumo

Três edições de um projeto de extensão para fomentar o contato de estudantes da Baixada Fluminense com museus da cidade do Rio de Janeiro foram realizadas com o intuito de promover a reflexão crítica sobre manifestações artísticas, culturais e sociais ao longo do tempo, bem como suas reverberações na contemporaneidade. O objetivo deste trabalho é analisar esse projeto, sua pertinência, alcance e contribuições. Para tal, foram realizadas observações assistemáticas e participantes. As discussões geradas possibilitaram aos estudantes criar repertório artístico e cultural, além de questionar as imposições da sociedade no que tange à construção e manutenção de sua identidade sociocultural.

Biografia do Autor

  • Gabriela Sousa Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil

    Docente e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Doutora em Urbanismo, Mestre em Design, Bacharel em Desenho industrial e Licenciada em Artes visuais. Líder do Grupo de Pesquisa Território, Cultura e Identidade, registrado no CNPq/IFRJ.

  • Bárbara Boaventura Friaça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil

    Docente e pesquisadora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes e Bacharel em Artes Cênicas.

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Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Arte e cultura: como acervos de museus contribuem na promoção da identidade sociocultural e formação cidadã da população da Baixada Fluminense?. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 8–35, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.15721. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15721. Acesso em: 20 dez. 2024.

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