As possíveis influências do Teatro do Absurdo na obra Bang Bang, de Andrea Tonacci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35778

Palavras-chave:

Teatro do Absurdo, Cinema Marginal, Andrea Tonacci, Bang Bang

Resumo

Este trabalho busca detectar influências do que se caracterizou como Teatro do Absurdo na obra cinematográfica Bang Bang, de Andrea Tonacci. Para isso faz-se aqui um estudo comparativo entre a obra Bang Bang e algumas das principais obras e/ou características do Teatro do Absurdo. Ao final do trabalho são apresentados os pontos de conversão e de distanciamento entre ambos.

Referências

Referências

ALBEE, E.; KOLIN, E. Conversations with Edward Albee. Jackson: University Press of Mississippi, 1988.

BANG Bang. Direção: Andrea Tonacci. São Paulo: Total Filmes, 1971. (93 min).

BURKMAN, Katherine H. The Dramatic World of Harold Pinter: its basis in ritual. Columbus: Ohio State University Press, 1971.

ESSIF, Les. Empty Figure on an Empty Stage: the theatre of Samuel Beckett and his generation. Bloomington: Indiana University Press, 2001.

ESSLIN, Martin. Teatro do Absurdo. Trad. Barbara Heliodora e José Roberto O’Shea. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

FERREIRA, Jairo. Cinema de Invenção. São Paulo: Editora Max Limonad Ltda., 1986.

GOMES, Hélder. Teatro do Absurdo. 23 dez. 2009. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/teatro-do-absurdo/. Acesso em: 1 jul. 2020.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Os exibidores se esqueceram desse filme. Jornal da Tarde, São Paulo, 21 abr. 1973.

KANE, Leslie. The language of silence: on the unspoken and the unspeakable in modern drama. Vancouver: Fairleigh Dickinson Press, 1984.

PINTER, Harold. The Birthday Party and The Room: Two Plays. New York: Grove Press, 1994.

PINTER, Harold. The Caretaker. New York: Dramatists Play Service, 1991.

PLANETA dos macacos. Direção: Franklin J. Schaffner. Estados Unidos: Twentieth Century Fox, 1968. (112 min).

PUPPO, Eugênio; HADDAD Vera. Cinema Marginal e Suas Fronteiras: filmes produzidos nas décadas de 60 e 70. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2001.

RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968-1973): a representação em seu limite. São Paulo: Brasiliense, 1987.

RAMOS, Fernão (org.). História do Cinema Brasileiro. São Paulo: Art Editora, 1987.

XAVIER, Ismail. Alegorias do Subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Obras literárias e teatrais mencionadas neste trabalho:

A cantora careca, de Eugène Ionesco, 1950.

Amédée ou como se desembaraçar dele, de Eugène Ionesco, 1954.

As cadeiras, Eugène Ionesco, 1952.

As criadas, de Jean Genet, 1947.

As empregadas, de Jean Genet, 1947.

De volta para casa, de Harold Pinter, 1965.

Esperando Godot, de Samuel Beckett, 1952.

Festa de aniversário, de Harold Pinter, 1958.

Fim de jogo, de Samuel Beckett, 1957.

Hamlet, de William Shakespeare, 1603.

O matador, de Eugène Ionesco, 1959.

O porteiro, Harold Pinter, 1960.

O quarto, de Harold Pinter, 1957.

Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, de Tom Stoppard, 1966.

The Importance of Being Earnest, de Oscar Wilde, 1895.

Travestis, de Tom Stoppard, 1974.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

SOUZA, F. F. de. As possíveis influências do Teatro do Absurdo na obra Bang Bang, de Andrea Tonacci. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 76–92, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35778. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/35778. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos