A Cenografia Bergmaniana
As Diversas Nuanças da Cor Vermelha e a Construção das Imagens Pictóricas em Gritos e Sussurros (1972)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36115Palavras-chave:
Artes, Cinema, Ingmar Bergman, Cenografia, Edvard MunchResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a cenografia do filme Gritos e Sussurros (1972) do cineasta sueco Ingmar Bergman, focalizando o uso das diversas nuanças da cor vermelha e a constituição de imagens pictóricas que podem ser comparadas às pinturas O Leito de morte (1895), Nu de Paris (1896) e Nu (1896) do artista norueguês Edvard Munch. Para tanto, foi realizada a decupagem das sequências em que ocorre a morte de Agnes e o flashback de Karin, com o intuito de averiguar a funcionalidade dos elementos estilísticos. A construção da mise-en-scène desencadeou uma narrativa de atmosfera fúnebre e abriu a possibilidade de diálogo com a filosofia existencialista de Søren Aabye Kierkegaard.
Referências
A FLAUTA mágica. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Cinematograph AB/Sveriges Radio AB. TV2/Sveriges Radio AB. Ljudradion, 1975. 1 DVD (138 min).
A HORA do amor. Direção: Ingmar Bergman. Suécia; Estados Unidos: Cinematograph/ABC Pictures, 1971. 1 DVD (115 min).
A PAIXÃO de Anna. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Svensk Filmindustri/Cinematograph AB, 1969. 1 DVD (101 min).
ATRAVÉS de um espelho. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Janus Films, 1961. 1 DVD (112 min).
AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004. (Coleção Cinema, teatro e modernidade).
BERGMAN, Ingmar. Gritos e sussurros. Tradução Jaime Bernardes. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Nórdica, 1973.
BERGMAN, Ingmar. Imagens. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BISCHOFF, Ulrich. Edvard Munch (1863-1944): imagens de vida e morte. Colônia: Taschen, 2007.
CENAS de um casamento. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Cinematograph AB, 1973. 2 DVDs (281 min).
DEPOIS de um ensaio. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Cinematograph AB/Personafilm GmbH, 1984. 1 DVD (90 min).
FACE a face. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Cinematograph AB/Sveriges Radio AB. TV2, 1976. 1 DVD (130 min).
FANNY e Alexander. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Cinematograph AB/Sveriges Television AB TV1/Gaumont International AS/Personafilm GmbH/Tobis Filmkunst GmbH/Stiftelsen Svenska Filminstitutet, 1982. 2 DVDs (188 min).
GAGE, John. A cor na arte. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
GODARD, Jean-Luc. Bergmanorama. Cahiers du Cinéma, n. 4, p. 106-110, 2007.
GRITOS e sussurros. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Cinematograph AB/Stiftelsen Svenska Filminstitutet/Liv Ullmann/Ingrid Thulin/Harriet Andersson/Sven Nykvist, 1972. 1 DVD (92 min).
HOWARD, Pamela. O que é cenografia? Tradução Carlos Szlak. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
KIERKEGAARD, Søren. O conceito de ironia constantemente referido a Sócrates. Tradução ÁlvaroValls. 2. ed. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.
LÓPEZ, Jordi Puigdomènech. Ingmar Bergman: El Último Existencialista. 2. ed. Madrid: Ediciones JC, 2007.
LUZ de inverno. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Svensk Filmindustri, 1962. 1 DVD (80 min).
MUNCH, Edvard. A câmara da morte. 1896. 1 tela.
MUNCH, Edvard. A criança doente. 1885. 1 tela.
MUNCH, Edvard. A mãe morta e a criança. 1897-1898. 1 tela.
MUNCH, Edvard. A mãe morta. 1897-1899. 1 tela.
MUNCH, Edvard. A morte e a criança. 1897. 1 tela.
MUNCH, Edvard. A morte na câmara doente. 1895. 1 tela.
MUNCH, Edvard. Criança. 1899-1900. 1 tela.
MUNCH, Edvard. Nu de Paris. 1896. 1 tela.
MUNCH, Edvard. Nu. 1896. 1 tela.
MUNCH, Edvard. O leito de morte. 1895. 1 tela.
MUNCH, Edvard. Vida e morte. 1894. 1 tela.
NA PRESENÇA de um palhaço. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Sveriges Television AB/Danmarks Radio/Norsk Rikskringkasting/Radiotelevisione Italiana/Oy Yleisradio Ab TV1/Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF), 1997. 1 DVD (119 min).
O OVO da serpente. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Rialto Film/Dino De Laurentiis Corporation, 1977. 1 DVD (120 min).
O SÉTIMO selo. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Svensk Filmindustri, 1956. 1 DVD (96 min).
O SILÊNCIO. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Svensk Filmindustri, 1963. 1 DVD (81 min).
OLIVEIRA JR., Luiz Carlos. A mise-en-scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. Campinas: Papirus, 2013.
PARA não falar de todas essas mulheres. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Svensk Filmindustri, 1964. 1 DVD (89 min).
PERSONA. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Svensk Filmindustri, 1966. 1 DVD (85 min).
PRISÃO. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Terrafilms Produktions AB, 1949. 1 DVD (79 min).
RODRIGUES, Fabiana. Ingmar Bergman: Deus, dúvida e conflito no cinema. 2018. 200 p. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Linguagens, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.
SARABANDA. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: Österreichischer Rundfunk (ORF)/ZDF Enterprises GmbH/Filme em rede/Fernsehproduktion GmbH & Co. KG/Sveriges Television AB/Danmarks Radio/Norsk Rikskringkasting/Radiotelevisione Italiana/Oy Yleisradio Ab TV1/Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF), 2003. 1 DVD (120 min).
SIMON, Michelangelo di Lodovico Buonarroti. Pietà. Florença: Jean Bilheres de Lagraulas, 1499. 1 escultura variável.
SONATA de outono. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: ITC Film Distributors Ltd. Empresas/Personafilm GmbH, 1978. 1 DVD (93 min).
STAEHLIN, Calos. Ingmar Bergman. Cuadernos Cinematográficos: Cátedra de Historia y Estética dela Cinematografia, n. 1-3, 1968.
TEIXEIRA, Antônio Álder. Estratégias narrativas na filmografia de Ingmar Bergman: o diálogo entre o clássico e o moderno. 2014. 206 p. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
UMA lição de amor. Direção: Ingmar Bergman. Suécia: AB Sandrew-Produktion, 1953. 1 DVD (96 min).
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hellen Silvia Marques Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.