O programa “Roda Viva” e algumas memórias de outrora
Ana Mae Barbosa e o novo paradigma pós-modernista de Arte/Educação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38934Palabras clave:
Educomunicação, Arte/Educação, Ana Mae Barbosa, Programa Roda Viva, MemóriasResumen
Enquanto a Arte/Educação modernista liberou o ensino do fazer Arte tradicional, o pós-modernista foi refletido e inserido dentro do campo da educação como uma epistemologia que passou a nortear a aprendizagem dos educandos, enfatizando não somente os fatores endógenos, afeitos à aprendizagem anterior, mas também os exógenos. Partindo de tal pressuposto, o presente artigo visa salientar e defendera ideia de que o programa “Roda Viva” exibido em 1998, disponível no YouTube como memória registrada, tendo a participação de Ana Mae Barbosa e diversos convidados foi uma forma cabal de confirmar a passagem do movimento anterior para o pós-modernista, não apenas evidenciando um único meio democrático como parte fundante na transmissão do saber, mas também inserindo o audiovisual como elemento pertencente a esse novo tipo de ensino, além de trazer a autora citada como propositora de uma nova epistemologia do ensino da Arte no Brasil.Descargas
Referencias
AYER, Maurício (coord.). Música nas montanhas: 40 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão. São Paulo: Santa Marcelina Cultura, 2009.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.
BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival Campos do Jordão: variações sobre temasde ensino da Arte. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
FERRAZ, Maria Heloisa; FUSARI, Maria Rezende. Metodologia do ensino da arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 19. ed. Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
IAVELBERG, Rosa. Arte/Educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.
Jacquinot-Delaunay, Geneviève. Éducation et communication à l'épreuve des médias. Hermès, Paris, v. 48, n. 2, p. 171-178, 2007.
KAPLÚN, Mario. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
OROZCO-GOMEZ, Guilherme. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
PEREIRA, Isac dos Santos. A incursão do audiovisual na Arte/Educação contemporânea (um intruso na sala de aula?). Naruto e a discursividade poética da criança ao desenhar. Dissertação (Mestrado em comunicação audiovisual) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2020.
PEREIRA, Isac dos Santos. Cérebros criativos no mundo das produções audiovisuais de massa? Entretenimento, fãs de animações e possibilidades criativas em artes visuais. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 40-66, jan./abr. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.89909. Acesso em:02/12/2021
PEREIRA, Isac dos Santos. O cérebro animado da criança: a animação Naruto enquanto conceito prático de interagente-corpóreo na escola.Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação,São Paulo, v. 8, n. 4, p. 101-119, 2022.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014a.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Introdução à edição brasileira. A educomunicação na América Latina: apontamentos para uma história em construção. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014b.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Isac dos Santos Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.







