O programa “Roda Viva” e algumas memórias de outrora
Ana Mae Barbosa e o novo paradigma pós-modernista de Arte/Educação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38934Palavras-chave:
Educomunicação, Arte/Educação, Ana Mae Barbosa, Programa Roda Viva, MemóriasResumo
Enquanto a Arte/Educação modernista liberou o ensino do fazer Arte tradicional, o pós-modernista foi refletido e inserido dentro do campo da educação como uma epistemologia que passou a nortear a aprendizagem dos educandos, enfatizando não somente os fatores endógenos, afeitos à aprendizagem anterior, mas também os exógenos. Partindo de tal pressuposto, o presente artigo visa salientar e defendera ideia de que o programa “Roda Viva” exibido em 1998, disponível no YouTube como memória registrada, tendo a participação de Ana Mae Barbosa e diversos convidados foi uma forma cabal de confirmar a passagem do movimento anterior para o pós-modernista, não apenas evidenciando um único meio democrático como parte fundante na transmissão do saber, mas também inserindo o audiovisual como elemento pertencente a esse novo tipo de ensino, além de trazer a autora citada como propositora de uma nova epistemologia do ensino da Arte no Brasil.Referências
AYER, Maurício (coord.). Música nas montanhas: 40 anos do Festival de Inverno de Campos do Jordão. São Paulo: Santa Marcelina Cultura, 2009.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.
BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival Campos do Jordão: variações sobre temasde ensino da Arte. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
FERRAZ, Maria Heloisa; FUSARI, Maria Rezende. Metodologia do ensino da arte. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 19. ed. Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
IAVELBERG, Rosa. Arte/Educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.
Jacquinot-Delaunay, Geneviève. Éducation et communication à l'épreuve des médias. Hermès, Paris, v. 48, n. 2, p. 171-178, 2007.
KAPLÚN, Mario. Uma pedagogia da comunicação. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.
OROZCO-GOMEZ, Guilherme. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
PEREIRA, Isac dos Santos. A incursão do audiovisual na Arte/Educação contemporânea (um intruso na sala de aula?). Naruto e a discursividade poética da criança ao desenhar. Dissertação (Mestrado em comunicação audiovisual) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2020.
PEREIRA, Isac dos Santos. Cérebros criativos no mundo das produções audiovisuais de massa? Entretenimento, fãs de animações e possibilidades criativas em artes visuais. Revista Gearte, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 40-66, jan./abr. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.89909. Acesso em:02/12/2021
PEREIRA, Isac dos Santos. O cérebro animado da criança: a animação Naruto enquanto conceito prático de interagente-corpóreo na escola.Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação,São Paulo, v. 8, n. 4, p. 101-119, 2022.
RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014a.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Introdução à edição brasileira. A educomunicação na América Latina: apontamentos para uma história em construção. In: APARICI, Roberto. Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.