O programa “Roda Viva” e algumas memórias de outrora

Ana Mae Barbosa e o novo paradigma pós-modernista de Arte/Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38934

Palavras-chave:

Educomunicação, Arte/Educação, Ana Mae Barbosa, Programa Roda Viva, Memórias

Resumo

Enquanto a Arte/Educação modernista liberou o ensino do fazer Arte tradicional, o pós-modernista foi refletido e inserido dentro do campo da educação como uma epistemologia que passou a nortear a aprendizagem dos educandos, enfatizando não somente os fatores endógenos, afeitos à aprendizagem anterior, mas também os exógenos. Partindo de tal pressuposto, o presente artigo visa salientar e defendera ideia de que o programa “Roda Viva” exibido em 1998, disponível no YouTube como memória registrada, tendo a participação de Ana Mae Barbosa e diversos convidados foi uma forma cabal de confirmar a passagem do movimento anterior para o pós-modernista, não apenas evidenciando um único meio democrático como parte fundante na transmissão do saber, mas também inserindo o audiovisual como elemento pertencente a esse novo tipo de ensino, além de trazer a autora citada como propositora de uma nova epistemologia do ensino da Arte no Brasil.

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Publicado

2022-12-19

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Como Citar

O programa “Roda Viva” e algumas memórias de outrora: Ana Mae Barbosa e o novo paradigma pós-modernista de Arte/Educação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 267–294, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38934. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/38934. Acesso em: 19 dez. 2024.

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