Figurino TransAvesso
processos de rupturas em gênero na criação e ensino do figurino cênico
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41771Palavras-chave:
figurino, ensino, queer, corpo, gêneroResumo
Para fins deste artigo será apresentada a constituição das etapas que envolvem aestruturação do conceito de Figurino TransAvesso, assim como sua articulação no campodo ensino sobre figurino cênico. Dessa forma, duas dimensões serão descritas paraentendermos os acionamentos pedagógicos descritos ao longo do texto. A primeira é adas mobilizações do conceito e a segunda são as bases teóricas que sedimentam odispositivo operativo de ensino usados em sala de aula durante a realização da pesquisa.Para tal feito, autores/as das áreas de gênero, Queer/Cuir e vestuário serão usados/as na“costura/texto” que elaboro ao apresentar o conceito operativo de ensino FigurinoTransAvesso.
Referências
ANZALDÙA. Gloria. La conciencia de la mestiza/Rumo a uma nova consciência. Revista Estudos Feministas. Florianópolis. 2005.
BUTLER, Judith, Problemas de gênero:feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 2003.
ECO, Umberto. O hábito fala pelo monge. In. Psicologia do vestir. tradução José Colaço. São Paulo. Editora Assirio e Alvim. 1989.
Ferguson, Roderick. Aberrations in Black. Towards a Queer of Color Critique. University of Minnesota Press, 2003.
GRANE, Diana, A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Tradução Cristina Coimbra. São Paulo. 2006
LEAL, Dodi. Performatividade transgênera: equações poéticas de reconhecimento recíproco na recepção teatral. Tese de doutorado em Psicologia social e do trabalho. Universidade de São Paulo. 2018.
MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2ª Ed. rev. e ampl, 3ª reimp. Belo Horizonte. Autêntica Editora. 2016.
PEREIRA, Dalmir. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo. Estação das Cores. 2015.
PATZDORF. Danilo. Seis propostas para os corpos deste milênio. In. Gênero expandido: performance e contrassexualidades. LEAL, Dodi. DENNY,Marcelo (org). São Paulo. Annablume. 2018.
REA, Caterina Alessandra. AMANCIO, Izzie Madalena. Descolonizar a sexualidade: teoria Queer of colours e trânsito para o sul. In.Caderno Pagus. 2018.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo. Pólen.2019.
SILVA, Amabilis de Jesus da. Figurino-Penetrante: um estudo sobre a desestabilização das hierarquias em cena. Tese de doutorado em Artes Cênicas. UFBA. 2010.
________ Figurino, inércias, deslocamentos: como dar uma “pinta” por aí. Anais do VII Congresso da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas. Porto Alegre. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jurandir Eduardo Pereira Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.