The noigandres poets and concrete art
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Poesia concreta brasileiraResumo
This essay is the first study to examine the relations, in creative practice, in theoretical orientation, and in collaboration and personal contacts, between Brazilian Concrete art and poetry, especially between the “Ruptura” group and the “Noigandres” poets of São Paulo, during the period of 1952-1962.
Referências
AD: Arquitetura e Decoração (São Paulo), No. 20 (December 1956).
Aldana, Erin. “Waldemar Cordeiro, Idéia visível [Visible Idea], 1956.” In Pérez- Barreiro, ed. The Geometry of Hope, p. 148–50.
Amaral, Aracy, org. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1950–1962). Exhibition catalogue. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.
Amaral, Aracy, org. Arte Construtiva no Brasil: Coleção Adolfo Leirner.Portuguese and English. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1998.
Arte Concreta Paulista. 5 vols. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. See: (1) João Bandeira; (2) Rejane Cintrão; (3) Lenora de Barros and João Bandeira; (4) Helouise Costa; (5) Regina Teixeira de Barros.
João Bandeira, org. Arte Concreta Paulista: Documentos. Exhibition catalogue, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cosac & Naify; Centro Universitário Maria Antônia da USP, 2002.
Barros, Lenora de, and João Bandeira, curators. Grupo Noigandres. Exhibition catalogue, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cosac & Naify; Centro Universitário Maria Antônia da USP, 2002.
Barros, Regina Teixeira de, ed. Antonio Maluf. Texts: Regina Teixeira de Barros and Taisa Helena P. Linhares. Exhibition catalogue, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cosac & Naify; Centro Universitário Maria Antônia da USP, 2002.
Belluzo, Ana Maria. Waldemar Cordeiro: Uma aventura da razão. São Paulo: Museu de Arte Contemporâneo de São Paulo, 1986.
Blistène, Bernard, and Véronique Legrand, orgs. Poésure et Peintrie: «d’un art, l’autre». Exhibition catalogue, Centre de la Vieille Charité, Marseille, 12 February – 23 May 1993. Marseille: Réunion des Musées Nationaux, Musées de Marseille, 1993 [1998?].
Brito, Ronaldo. Amilcar de Castro. Fotos Rômulo Fialdini et al. São Paulo: Takano Editora, 2001.
Cabral, Isabella, and M. A. Amaral Rezende. Hermelindo Fiaminghi. Artistas Brasileiros, 11. São Paulo: EdUSP, 1998.
Campos, Augusto de. “50 anos depois.” Interview with Marcus Augusto Gonçalves. Folha Ilustrada [da Folha de São Paulo], 16 Sept. 2006: E8–9.
Campos, Augusto de. http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm
Campos, Augusto de, Décio Pignatari and Haroldo de Campos, “planopiloto para poesia concreta.” Noigandres 4 (1958). Rpt. in Campos, Pignatari and Campos, eds., Teoria da Poesia Concreta,42006, p. 215-218. English: “plano-piloto para poesia concreta / pilot plan for concrete poetry.” Portuguese and English, tr. by the authors. In Solt, ed. Concrete
Poetry: A World View. p. 72. “pilot plan for concrete poetry.” Tr. Jon M. Tolman. In Richard Kostelanetz, ed. The Avant-Garde Tradition in Literature. Buffalo, NY: Prometheus Books, 1982. p. 257–58.
Campos, Augusto de, Décio Pignatari and Haroldo de Campos. Teoria da Poesia Concreta: Textos críticos e manifestos 1950-1960. 1st ed. 1965. 4th ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
Campos, Haroldo de. Une anthologie. Org. and trans. Inês Oseki-Dépré. Paris: Éditions Al Dante, 2005.
Campos, Haroldo de. “A Obra de Arte Aberta” (orig. 1955). Rpt. in Campos, Pignatari, and Campos, Teoria da Poesia Concreta, 42006, p. 49-53.
Cintrão, Rejane, curator. Grupo Ruptura: Revisitando a Exposição Inaugural. Texts by Rejane Cintrão and Ana Paula Nascimento. Exhibition catalogue, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cosac & Naify; Centro Universitário Maria Antônia da USP, 2002.
Clüver, Claus. “Augusto de Campos’s ‘terremoto’: Cosmogony as Ideogram”. Contemporary Poetry 3.1 (1978): 38-55.
Clüver, Claus. “Brazilian Concrete: Painting, Poetry, Time, and Space”. In Proceedings of the IXth Congress of the Internation¬al Comparative Literature Association. Vol. 3: Literature and the Other Arts. Ed. Zoran Konstantinovic, Ulrich Weisstein, and Steven Paul Scher. Innsbruck: Innsbrucker Gesellschaft zur Pflege der Geisteswissen¬schaften, 1981. p. 207-13, ill. 44-49.
Clüver, Claus. “Concrete Poetry: Critical Perspectives from the 90s”. In K. David Jackson, Eric Vos, and Johanna Drucker, eds. Experimental – Visual – Concrete: Avant-Garde Poetry Since the 1960s. AvantGarde Critical Studies, 10. Amsterdam and Atlanta, GA: Rodopi, 1996. p. 265-85.
Clüver, Claus. “Iconicidade e isomorfismo em poemas concretos brasileiros”. Trans. André Melo Mendes. Dossiê: 50 anos da poesia concreta. Ed. Myriam Corrêa de Araújo Ávila et al. O eixo e a roda (Belo Horizonte, FALE, Universidade Federal de Minas Gerais), no. 13 (July-Dec. 2006): 19-38.
Clüver, Claus. “Klangfarbenmelodie in Polychromatic Poems: A. von Webern and A. de Campos”. Comparative Literature Studies 18 (1981): 386-98.
Clüver, Claus. “On Intersemiotic Transposition.” In Art and Literature I, ed. Wendy Steiner. Topical issue. Poetics Today 10.1 (1989): 55–90.
Clüver, Claus.“ The ‘Ruptura’ Proclaimed by Brazil’s Self-Styled ‘Vanguardas’ of the Fifties”. In Neo-Avant-Garde. Ed. David Hopkins. Amsterdam and New York: Rodopi, 2006. p. 161-96.
Clüver, Stefan Ferreira. “Viewing Notes by the Filmmaker” on vai e vem, a film from the poem of José Lino Grünewald, 1980/1998. 1998, unpublished.
concreta ‘56: a raiz da forma. Exhibition catalogue, Museu de Arte Moderna, 26 September – 10 December, 2006. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2006.
Cordeiro, Waldemar. “O objeto.” AD: Arquitetura e Decoração (São Paulo), No. 20 (December 1956): np.
Costa, Helouise, curator. Waldemar Cordeiro: A Ruptura como Metáfora. Texts: Helouise Costa and Vivian Boehringer. Exhibition catalogue, Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Cosac & Naify; Centro Universitário Maria Antônia da USP, 2002.
Gullar, Ferreira. Experiência neoconcreta: momento-limite da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Gullar, Ferreira. “O Grupo Frente e a Reação Neoconcreta / Frente Group and the Neo-Concrete Reaction”. In Amaral, org., Arte Construtiva no Brasil, p. 143-81.
Gullar, Ferreira. “Manifesto Neoconcreto,” Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), 22 March 1959. Rpt. (with English translation) in Amaral, org., Arte Construtiva no Brasil, 270–75.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Catálogo Geral das Obras. Orientação: Walter Zanini. São Paulo: MAC/USP, 1973.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Perfil de um Acervo. Org., editorial e ensaio de Aracy Amaral. São Paulo: Techint Engenharia, 1988.
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1990.
Noigandres (São Paulo, authors’ publication): No. 1, 1952; No. 2, 1955; No. 3, 1956; No. 4, 1958 (folder with poster poems). Antologia Noigandres 5: do verso à poesia concreta. São Paulo: Massao Ohno, 1962.
Pape, Lygia, curator. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte (1950–1962). Exhibition catalogue. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1977. 20 pp.
Pedrosa, Mário. “Paulistas e Cariocas” (Feb.1957). Rpt. in Amaral, org. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte, p. 136-38.
Pérez-Barreiro, Gabriel. “Geraldo de Barros, Função diagonal [Diagonal Function], 1952”. In Pérez-Barreiro, ed. The Geometry of Hope, p. 128-30.
Pérez-Barreiro, Gabriel, ed. The Geometry of Hope: Latin American Abstract Art from the Patricia Phelps de Cisneros Collection. Exhibition catalogue, Blanton Museum of Art, U Texas, Austin, 20 Feb. – 22 April 2007, and Grey Art Gallery, NYU, 12 Sept. – 8 Dec. 2007. Austin, TX: Blanton Museum of Art and Fundación Cisneros, 2007.
Pignatari, Décio. “Arte concreta: objeto e objetivo.” AD: Arquitetura e Decoração (São Paulo), No. 20 (December 1956): np.
Ramírez, Mari Carmen, and Héctor Olea, curators. Inverted Utopias: Avant- Garde Art in Latin America. Exhibition catalogue, The Museum of Fine Arts, Houston, June 20 – Sept. 12, 2004, ed. Héctor Olea. New Haven and London: Yale University Press, in association with The Museum of Fine Arts, Houston.
Sacramento, Enock. Sacilotto. Photos: Sergio Guerini et al. São Paulo: E. Sacramento, 2001.
Solt, Mary Ellen, org. A World Look at Concrete Poetry. Topical double issue. Artes Hispanicas / Hispanic Arts 1.3-4 (1968). Rpt. as M. E. Solt, ed. Concrete Poetry: A World View. Bloomington: Indiana University Press, 1970.
Salzstein, Sônia. Franz Weissmann. Espaços da arte brasileira. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
Silva, Fernando Pedro da, and Marília Andrés Ribeiro, coord. Franz Weissmann: Depoimento. Organização e entrevista do livro: Marília Andrés Ribeiro. Belo Horizonte: C/ arte, 2002.
Stolarski, André. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil . São Paulo: Cosac & Naify, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.