O signo-carranca na artesania afetiva da Dama do Barro

Leituras em torno dos processos criativos de Ana das Carrancas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52745

Palavras-chave:

Artesanato de barro, Ana das Carrancas, Carrancas do Rio São Francisco, Brasil, Corporeidade

Resumo

Este trabalho parte de uma abordagem compreensiva da linguagem artística de Ana das
Carrancas, uma artesã da cidade de Petrolina, localizada às margens do rio São Francisco, no estado de Pernambuco, Brasil. Trata-se de refletir a sua produção de carrancas no rio São Francisco como um registro revelador de encontros entre a artista e a alteridade do mundo. A partir de uma pesquisa documental, analisamos jornais impressos digitalizados, revistas e notícias veiculadas em sites jornalísticos da internet sobre a sua vida e obra. Observamos, por fim, que há uma emergência do signo-carranca nas vivências dos barqueiros, assim como na arte de Ana das Carrancas, estimulando processos de corporificações e produções simbólicas de semioses afetivas. 

Biografia do Autor

Roberta de Sousa Mélo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Sociologia pela mesma instituição. Atualmente é professora adjunta 4 da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Coordenadora do LECCORPO - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área da Sociologia do Corpo; Estudos de Gênero; Aspectos Sócio-Antropológicos das Práticas Corporais; Sociologia do Esporte; Gestualidades Esportivas; Gestualidades e vivências corporais nas manifestações da Cultura Popular; Interfaces Cultura/Sensorialidades/Sensiblidades; Tecnologias e Produções Corporais na Contemporaneidade. Autora do livro 'Da visibilidade dos corpos disformes: um estudo sobre cirurgias cosméticas mal sucedidas' (Editora Universitária/ UFPE).

Rafael de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Alagoas

Professor Adjunto III do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Editor gerente da Revista Mundaú. Doutor em Antropologia pelo programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bolsista pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Sapienza Università di Roma. Mestre em Antropologia Social pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (PPGAS/UFSC). Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem desenvolvido pesquisa nas temáticas da antropologia das sociedades complexas, patrimônio Cultural, memória social e nova museologia.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

MÉLO, R. de S.; RODRIGUES, R. de O. O signo-carranca na artesania afetiva da Dama do Barro: Leituras em torno dos processos criativos de Ana das Carrancas. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 63–84, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52745. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52745. Acesso em: 28 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê