A importância da Biblioteca Pública Nacional do INEP no desenvolvimento científico e cultural da Guiné-Bissau:

entrevista com Vítor Gomes Imbana

Autores/as

  • Wellington Marçal de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml
  • Izabel Antonina de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

Palabras clave:

Biblioteca Pública Nacional, Guiné-Bissau, Desenvolvimento científico, Preservação da memória, Acesso à informação

Resumen

Nesta entrevista, Vítor Gomes Imbana, diretor da Biblioteca Pública Nacional do INEP da Guiné-Bissau, aborda a importância dessa instituição no desenvolvimento científico e cultural do país. O diálogo evidencia as ações e desafios enfrentados pela Biblioteca, especialmente no que se refere à modernização da infraestrutura, à atualização tecnológica e à formação de profissionais qualificados. O entrevistado destaca a relevância da instituição como espaço de preservação da memória nacional, promoção da leitura e apoio à pesquisa científica, ressaltando a necessidade de investimentos em conectividade e políticas de acesso aberto. As ações desenvolvidas na Biblioteca reafirmam o compromisso do INEP com a democratização da informação e o fortalecimento da produção intelectual guineense.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Wellington Marçal de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-Doutor em Estudos Literários. Doutor em Letras. Bibliotecário vice-diretor da Biblioteca Universitária / Sistema de Bibliotecas da UFMG. Pesquisador filiado ao CEA/DRI/UFMG.

  • Izabel Antonina de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Ciência da Informação. Bibliotecária diretora da Biblioteca Universitária / Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Referencias

CARVALHO, Wellington Marçal de. Nesse angu tem mosquitos: algumas considerações sobre o Boletim Cultural da Guiné Portuguesa. In: SANTOS, Vanicléia Silva; AMADO, Leopoldo; MARCUSSI, Alexandre Almeida; RESENDE, Taciana Almeida Garrido. Cultura, história intelectual e patrimônio na África Ocidental (séculos XV-XX). Curitiba: Brazil Publishing, 2019. Cap. 6. p. 161-182. (Série Estudos Africanos da UFMG; 10).

DJALO, Iaguba. Os desafios da preservação e conservação do patrimônio histórico-documental da Guiné-Bissau. Lisboa: Lisbon International Press, 2022. 166 p.

Publicado

2025-12-26

Declaración de disponibilidad de datos

Autorizado.

Número

Sección

Entrevista

Cómo citar

CARVALHO, Wellington Marçal de; ARAÚJO, Izabel Antonina de. A importância da Biblioteca Pública Nacional do INEP no desenvolvimento científico e cultural da Guiné-Bissau:: entrevista com Vítor Gomes Imbana. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/62862. Acesso em: 5 feb. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a