The work for voice and piano by Almeida Prado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54089

Keywords:

Almeida Prado, Brazilian art song, Brazilian music., Chamber music

Abstract

The present work is part of a broad investigation into Almeida Prado's compositional tools in works for baritone and piano. This is an illustrated and contextualized review that addresses the composer's entire work for voice and piano based on several authors who studied his legacy, especially that intended for chamber vocal music. The objective of this work is to publicize this repertoire that is still little known to the concert music public. To carry out this work, a bibliographic and documentary survey was carried out on the topic, starting from Almeida Prado's entire vocal work, up to the works composed for baritone and piano.

Downloads

Download data is not yet available.

References

- Livros

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA (ABM). Catálogo de Obras – Almeida Prado. Rio de Janeiro/RJ, 2016.

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA (ABM). Catálogo de Obras – Almeida Prado. 2ª edição revisada e atualizada. Rio de Janeiro/RJ, 2018.

CULTURA INGLESA. Mestres cantores de São Paulo. São Paulo: Teatro Cultura Inglesa. 1992. [Programa de concerto]

MARIZ, Vasco. A Canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 2002.

MARIZ, Vasco. História da música no Brasil. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2000.

PERSICHETTI, Vincent. Harmonia no século XX aspectos criativos e prática. São Paulo, Via Lettera Editora e Livraria LTDA, 2012.

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Modulações da memória (um memorial). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1985.

- Capítulo de livro ou verbete assinado em enciclopédia

CARRASQUEIRA, Maria José. Enciclopédia Itaú Cultural. Disponível em: <https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa105577/maria-jose-carrasqueira> Acesso em: 06 abril. 2023.

ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: A diversidade musical do Brasil em mais de 3500 verbetes de A a Z. São Paulo: Publifolha. 1998. p.280.

TANK, Niza de Castro. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Niza_Tank> Acesso em: 06 abril. 2023.

- Dissertações ou Teses

CAMPOS, Isabela Siscari. Narrativas sobre a performance de repertório vocal e o processo interpretativo de Teu Nome, de Almeida Prado, sob o ponto de vista do pianista colaborador. Dissertação de mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2020.

CAVINI, Leandro Augusto. Jardim do amor e da paixão, para barítono e piano, de José Antônio de Almeida Prado: análise e performance. Dissertação de mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2020.

COSTA, Tiago de Freitas Câmara. A edição crítica e revisada dos Noturnos para piano de Almeida Prado. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual de São Paulo, Instituto de Artes, 2011.

HASSAN, Mônica. A relação texto-música nas canções religiosas de Almeida Prado. Dissertação de Mestrado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1996.

LEFÈVRE, Diogo. Poesia e composição na canção: estudo analítico dos Três Cantos de Hilda Hilst (2002) de Almeida Prado e de canções do álbum Poesia Paulista (1998) de Achille Picchi, Eduardo Guimarães Álvares e José Augusto Mannis; composição comentada da canção A Casa do Tempo Perdido (2008) de Diogo Lefèvre. 2008. 397 p. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista – Unesp, São Paulo, SP.

LEFÈVRE, Diogo. O poema em música e a música além do poema: estudo sobre a relação entre música e poesia em obras de Almeida Prado, Eduardo Guimarães Álvares e Harry Crowl. 2015. 408 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista – Unesp, São Paulo, SP.

MAGRE, Fernando de Oliveira. A música-teatro como prática permanente na música contemporânea brasileira: aspéctos históricos e composicionais. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2022.

NATALINO, Yangmei Hon. Espirais I e II de Almeida Prado: relações entre os dois ciclos de canções escritas a partir dos mesmos poemas. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, 2018.

OLIVEIRA, Rosedalia Carlos de. O timbre e a relação música-texto na construção da performance nos 4 Poemas de Manuel Bandeira para canto e piano, de Almeida Prado (1943-2010). 2019. 111 f. Dissertação (mestrado) - Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás Goiânia, GO.

PINHEIRO, Fabíola de Oliveira Fernandes. Elementos de religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado. Tese de doutorado. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Escola de Música, 2016.

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Cartas Celestes: Uma uranografia sonora geradora de novos processos composicionais. Tese de Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 1985.

SANTOS, Lenine Alves dos. O jardim final: análise interpretativa de uma obra de José Antônio de Almeida Prado. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2004.

SCARDUELLI, Fábio. A obra para violão solo de Almeida Prado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2007.

TAFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: momentos La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2010.

TAFARELLO, Tadeu Moraes. Análise de La fauvette des jardins (1972), de Olivier Messiaen. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010.

- Trabalho em Anais de Evento

GUIMARÃES, Patrícia. Eros e misticismo no Tríptico Celeste, de Almeida Prado. UNIRIO, v. 7 n. 1 (2005): Cadernos do Colóquio 2004-2005.

KAYAMA, Adriana Giarola; CARVALHO, Flávio; CASTRO, Luciana Monteiro de; HERR, Martha; RUBIM, Mirna; PÁDUA, Mônica Pedrosa de; MATTOS, Wladimir. PB Cantado: normas para a pronúncia do português brasileiro no canto erudito. Opus: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música - ANPPOM. Goiânia, v. 13, n. 2, p. 16-38, dez. 2007.

- Partitura publicada

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Jardim do amor e da paixão. Ciclo de canções para piano e barítono. Darmstadt: Tonos International Darmstadt, 1984. [Partitura].

- Partitura manuscrita

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Canção da esperança. Poema e música de Almeida Prado. 1966. [Partitura manuscrita].

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Cantata vesperal. Poemas de Cecília Meireles. 1998. [Partitura manuscrita]

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Dois retratos naturais de Cecília Meireles, para canto e piano. Poemas de Cecília Meireles. 1968. [Partitura manuscrita].

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Jardim do amor e da paixão – Ciclo de canções para barítono, trompa e cordas, versão canto e piano, poemas extraídos do livro “Suave Presença”, de José A. Pinotti. 1982. [Partitura manuscrita].

PRADO, José Antônio R. de Almeida. Tornedos à Rossini, divertimento culinário-sonoro. Texto receita retirada do livro “A grande cozinha de Ofélia”. 1992. [Partitura manuscrita].

- Entrevistas

ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA (ABM). Encontros com Almeida Prado. Rio de Janeiro/RJ.

- Material audiovisual (Imagem em movimento) em meio eletrônico:

CDMC. Cdmc: Coordenação de Documentação de Música Contemporânea. Disponível em: <https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/cdmc/>. Acesso em: 2 de abril de 2023.

CIDDIC. Ciddic: Centro de integração, documentação e difusão cultural. Disponível em:<https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/ciddic-centro-de-integracao-documentacao-e-difusao-cultural/>. Acesso em: 2 de abril de 2023.

MARCOS, Carlos Eduardo. Revista Concerto. Disponível em: <https://www.concerto.com.br/noticias/opera/morre-em-sao-paulo-o-cantor-lirico-carlos-eduardo-marcos> Acesso em: 06 abril. 2023.

Published

2024-08-30

How to Cite

Cavini, L. A., & Fernandes, A. J. (2024). The work for voice and piano by Almeida Prado. Journal of Brazilian Erudite Vocal Music, 2(1), 1–42. https://doi.org/10.35699/2.2.2024.54089

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)