Conservação da natureza e modernização agrícola nos prefácios de O Fazendeiro do Brasil, de Frei José Mariano da Conceição Veloso (1798-1806)
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir a questão da necessidade de conservação da natureza da América portuguesa, apontada por Frei José Mariano da Conceição Veloso nos prefácios redigidos à obra O Fazendeiro do Brasil, entre 1798 e 1806. Comentaremos inicialmente sobre a formação e a trajetória de Veloso, na América portuguesa e em Portugal. Em seguida, vincularemos as atividades de Veloso à política colonial do ministro D. Rodrigo de Souza Coutinho, principalmente a partir da formação da editora do Arco do Cego (1799-1801). Estes itens têm como finalidade fornecer subsídios para a compreensão das ideias de Veloso sobre conservação da natureza, que faz parte de sua proposta de modernização das práticas agrícolas no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).