Entrevista com o professor Fernando Pimenta
Resumo
O professor e historiador Fernado Manuel Tavares Martins Pimenta é professor do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, ministrando aulas no curso de Licenciatura em História e no Mestrado em História Contemporânea. Licenciado em História pela Universidade de Coimbra e doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, foi bolsista de pós-doutoramento da Fundação para Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo suas atividades de pesquisa no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Departamento de História da Faculdade de Ciência Política da Universidade de Bolonha. Possui vasta experiência na área de História Contemporânea de Portugal e História Colonial Portuguesa, com ênfase na coloniazação africana. É autor de uma série de artigos, capítulos e livros, dos quais podemos destacar Descolonização de Angola e de Moçambique. O comportamento das minorias brancas (1974-1975) (Editora Universidade Federal de Goiás, 2015), Storia Politica del Portogallo Contemporaneo (Le Monnier, 2011), Portugal e o Século XX. Estado-Império e Descolonização (1890-1975) (Afrontamento, 2010), entre outros. No segundo semestre de 2018 teve a gentileza de nos conceder a seguinte entrevista:
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).