Entre a História e o direito: as fronteiras políticas do Império do Brasil e sua disputa com a República de Colômbia
Resumo
O presente trabalho discorreu sobre os embates políticos engendrados entre o Império do Brasil e os Estados Unidos de Colômbia na segunda metade do século XIX. A partir dos enclaves característicos de uma disputa de decênios, analisamos as contendas diplomáticas que envolveram o exame e a validade de documentos históricos, assim como as interpretações no campo do direito internacional a datar da tentativa de consolidação de seus domínios nas zonas de fronteira. Como fontes, desnudamos a Memória histórica sobre o conflito produzido por Duarte da Ponte Ribeiro, Ministro plenipotenciário do Império em missões diplomáticas nas chamadas Repúblicas do Pacífico. Objetivamos, com essa discussão, inserir a problemática dos limites políticos dentro dos debates sobre a consolidação do Império brasileiro no Segundo Reinado, cujas bases foram pautas na asseguração do amplo domínio de seu vasto território.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).