História das mulheres e representações: a figura de Joana d’Arc nos livros didáticos de história
Resumo
O presente artigo discute as possibilidades de análise da figura de Joana D’Arc, nos
livros didáticos de História do Ensino Médio. Visando uma educação básica que esteja
preocupada com uma sociedade mais igualitária, é preciso considerar uma história na perspectiva
das mulheres. Isso significa trabalhar em consonância com um projeto de educação que se
preocupe em desconstruir narrativas que excluam as mulheres do processo histórico, e que as
colocam às margens dos livros didáticos de História. A partir da perspectiva feminista,
consideramos que a categoria gênero é essencial para a análise da figura de Joana D’Arc. Com
base nisso, consideramos a forma como sua imagem é apresentada e quais os discursos
mobilizados para representar a heroína francesa. Realizamos nossa pesquisa em quatro livros do
Ensino Médio de História, e construímos a análise em torno das narrativas apresentadas,
questionando a forma como o material escolar apresenta-se, contribuindo, ou não, para uma
história na perspectiva das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).