O intelectual da Idade Média Central
escolástico, urbano, universitário e humanizado – uma aproximação histórica dos estudos no século XIII
Resumo
O presente artigo pretende traçar um olhar sobre o intelectual do ocidente medieval do século XIII, destacando as estruturas que possibilitaram a essencial mudança do vir litteratus para o scholasticus, ou seja, a cidade e a universidade medievais. Após estabelecer os métodos escolásticos de ensino e aprendizagem, propomos uma atenção especial para as Collationes in Hexaëmeron do teólogo franciscano Boaventura de Bagnoregio. De nosso ponto de vista, a collatio XIX é esclarecedora sobre como se dava a formação dos intelectuais cristãos para além das lições em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).