Abordagem da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) na segunda edição do livro didático História em Movimento

Autores

  • Rafael Fiedoruk Quinzani Universidade Federal de Santa Maria
  • José Iran Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Neste artigo, iremos analisar o livro didático História em Movimento, em sua segunda edição, a fim de perceber a forma pela qual este material aborda o período referente à Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). Para tanto, iniciaremos fazendo uma contextualização histórica do livro didático brasileiro nas últimas décadas, focalizando no Programa Nacional do Livro Didático e seu sistema de seleção prévia. Constataremos, na análise do material, que ainda permanece espaço para divergências a respeito das narrativas do passado, especialmente devido às referências a partir das quais os autores elaboraram o livro didático. A partir de nossos referenciais, traremos outra interpretação ao tema, refletindo a importância de não narrar o Golpe Civil-Militar como um determinismo, a impertinência da divisão entre militares supostamente “linha-dura” e “moderados” para a compreensão do período, e que a ideia de “democracia” dos militares era diferente dos ideais democráticos dos opositores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Fiedoruk Quinzani, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em História - Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos temas: Livro Didático de História, Didática da História e Interdisciplinaridade.

José Iran Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atua como professor Associado no departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM

Downloads

Publicado

2020-01-31