Abordagem da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) na segunda edição do livro didático História em Movimento
Resumen
Neste artigo, iremos analisar o livro didático História em Movimento, em sua segunda edição, a fim de perceber a forma pela qual este material aborda o período referente à Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). Para tanto, iniciaremos fazendo uma contextualização histórica do livro didático brasileiro nas últimas décadas, focalizando no Programa Nacional do Livro Didático e seu sistema de seleção prévia. Constataremos, na análise do material, que ainda permanece espaço para divergências a respeito das narrativas do passado, especialmente devido às referências a partir das quais os autores elaboraram o livro didático. A partir de nossos referenciais, traremos outra interpretação ao tema, refletindo a importância de não narrar o Golpe Civil-Militar como um determinismo, a impertinência da divisão entre militares supostamente “linha-dura” e “moderados” para a compreensão do período, e que a ideia de “democracia” dos militares era diferente dos ideais democráticos dos opositores.
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