Crise na academia e avanço das pseudociências

a divulgação científica como tentativa de solução nos EUA.

Autores

  • César Haueisen Zimerer Perpétuo Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O objetivo do artigo será o de realizar um estudo acerca da história da divulgação científica entre a segunda metade do século XX e o início do século XXI nos Estados Unidos, focando na produção intelectual dos autores mais importantes do período e mostrando como ele pode ser dividido em duas fases: a primeira seria marcada pela tentativa de aproximação da ciência com o público leigo através da crítica à pseudociência e a segunda marcada pelo movimento neoateista que surgiu a partir dos eventos que levaram à queda das torres gêmeas no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Para realizar essa discussão, o objetivo é mostrar como as proposições dos principais divulgadores científicos estadunidenses acabam por dialogar com ideias sobre verdade, poder, conhecimento e discurso, e como essa divulgação científica pode ser uma resposta encontrada por cientistas para resolver as anomalias de uma crise que vem afetando a academia.

Palavras-chave: Pseudociência; crise; divulgação científica.

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Biografia do Autor

  • César Haueisen Zimerer Perpétuo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestre em História pela UFES

    Membro do Lethis

    Especialização em Teoria e Historiografia norte-americana.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

PERPÉTUO, César Haueisen Zimerer. Crise na academia e avanço das pseudociências: a divulgação científica como tentativa de solução nos EUA. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 61–77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/15889. Acesso em: 13 dez. 2025.