Quem eles pensam que são?
Identidade calvinista no Brasil contemporâneo
Resumo
Os calvinistas são os protagonistas do fenômeno de emersão do calvinismo no Brasil na Contemporaneidade. Um aspecto de sua identidade é como esses indivíduos se identificam e como representam o calvinismo. Isso é feito por meio da diferenciação entre os calvinistas ou reformados, o “nós” e os não calvinistas, os “outros”. Sempre em detrimento dos “outros”, componentes do campo evangélico nacional, os calvinistas se identificam como os mais fiéis à bíblia por possuírem o calvinismo como doutrina; como defensores de um cristianismo pautado na soberania de Deus sobre toda a existência, como monergistas; críticos ao pentecostalismo e à “cultua gospel”; pioneiros no Brasil, herdeiros de uma tradição estrangeira; e portadores de uma doutrina abrangente, o calvinismo como cosmovisão vigorosa o suficiente para liderar a cristianização da sociedade brasileira. As fontes principais da pesquisa são os sites e blogs calvinistas, especificamente seus títulos e a barra (quem somos) de seus menus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).