O ensino de história em educação patrimonial a partir da (re)construção de narrativas e a representatividade feminina no processo educativo

Autores

  • Ana Carolina Martinez UFRGS

Resumo

O ensino de história em educação patrimonial permitiu a construção da exposição "Quem conta um conto aumenta um ponto: o imaginário da cidade de Porto Alegre" no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Um espaço onde mediadores e educandos construíram juntos conhecimentos referentes ao imaginário da cidade de Porto Alegre, em especial à lenda da Maria Degolada. A partir da exposição, foi possível (re)construir as narrativas sobre Maria Francelina/da Conceição/Degolada, observando como sua identidade enquanto mulher e vítima foi sendo transformada no decorrer do processo histórico. Em vista disso, este artigo tem por objetivos perceber a importância da representatividade feminina para o processo educativo a partir da análise do caso vivenciado no Museu da Comunicação, compreendendo a importância da presença feminina enquanto educadora na construção de debates de temas como feminicídio e questão de gênero a partir da exposição e perceber como o ensino de história atua na reconstrução de narrativas com temas sensíveis para estudantes mulheres.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Martinez, UFRGS

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa Bacharelado em História também pela Universidade Federal o Rio Grande do Sul. Tem experiência na área do ensino de história.

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Publicado

2020-05-31