“Ehhh! Cabeça de Cuia!!!”
memória e cidade na obra musical de Teófilo Lima (1994-2018)
Resumo
Este artigo tem como foco analisar a relação da música com a memória, cultura piauiense e a cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí, tomando como caleidoscópio a produção fonográfica do cantor e compositor Teófilo Lima e sua trajetória. Será análise a biografia do músico, ponto importante no entendimento das referências trazidas em suas canções. Em sua obra está latente a cultura piauiense e a memória coletiva sobre cidade de Parnaíba, moldando suas composições com o rock que é levado ao público, mostrando sua percepção cotidiana da cultura e sociedade. Por conta de suas inserções em grandes marcos na história da música rock e pop do Piauí, analisar sua trajetória musical possibilita colocar em foco um panorama das relações entre global e local presentes na música urbana piauiense e quais suas movimentações e referências que possibilitaram autenticidade musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).