O “Album de Ponta Grossa” (1936)
representações visuais da cidade
Resumo
O objetivo do presente artigo foi problematizar a forma como a cidade de Ponta Grossa foi representada no “Album de Ponta Grossa” produzido pela iniciativa municipal no ano de 1936. O álbum em questão foi resultado de uma ação conjunta entre entidades municipais e figuras ligadas ao campo governamental que patrocinaram o mesmo como uma forma de celebração da história da cidade, por isso, foram utilizados uma série de retratos ligados a vários campos, a saber: industrial, urbano, escolar, esportivo, militar, etc. Compreende-se que o álbum em questão é uma fonte importante para refletir o discurso construído por parte da elite política do período acerca de Ponta Grossa e analisar qual a memória visual buscaram monumentalizar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).