Demandas da sociedade civil nos espaços de participação do Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa - Pr
Resumo
Estabelece-se novas diretrizes para o Planejamento Urbano a partir da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01), dentre essas diretrizes destaca-se a participação popular como representatividade da sociedade, que possibilitou a participação em momentos decisórios de construção de ações e políticas públicas. Tendo este foco, o presente artigo visa identificar os atores envolvidos na participação popular e quais os pontos discutidos por esses atores na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana em Ponta Grossa – Pr. A coleta de dados foi organizada a partir de sete oficinas comunitárias e quatro audiências públicas no período de junho de 2018 a março de 2019. A metodologia empregada foi pesquisa exploratória e descritiva, os dados quantitativos foram coletados a partir das listas de presença, registros fotográficos e observação participante direta. Os resultados revelam a importância da participação no processo de construção do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).