Demandas da sociedade civil nos espaços de participação do Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa - Pr

Autores

  • Juliana Thaisa Rodrigues Pacheco Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Juliana Yuri Kawanish Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Reidy Rolim de Moura Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sandra Maria Scheffer Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Estabelece-se novas diretrizes para o Planejamento Urbano a partir da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto das Cidades (Lei 10.257/01), dentre essas diretrizes destaca-se a participação popular como representatividade da sociedade, que possibilitou a participação em momentos decisórios de construção de ações e políticas públicas. Tendo este foco, o presente artigo visa identificar os atores envolvidos na participação popular e quais os pontos discutidos por esses atores na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana em Ponta Grossa – Pr. A coleta de dados foi organizada a partir de sete oficinas comunitárias e quatro audiências públicas no período de junho de 2018 a março de 2019. A metodologia empregada foi pesquisa exploratória e descritiva, os dados quantitativos foram coletados a partir das listas de presença, registros fotográficos e observação participante direta. Os resultados revelam a importância da participação no processo de construção do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

31-05-2020

Como Citar

PACHECO, Juliana Thaisa Rodrigues; YURI KAWANISH , Juliana; ROLIM DE MOURA , Reidy; SCHEFFER, Sandra Maria. Demandas da sociedade civil nos espaços de participação do Plano Diretor e Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa - Pr. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 636–663, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/19594. Acesso em: 7 dez. 2025.