Considerações sobre ferrovia e paisagem: O caso de Presidente Prudente e Rincão – SP
Resumo
A questão do abandono do sistema ferroviário em algumas das cidades brasileiras, possui motivo de interesse particular, diante do sentimento de perplexidade causada pelo seu estado atual. A questão da ferrovia envolve uma antiga rede de conexões e mobilidade entre cidades, que se materializa em um eixo palmado, no qual se estruturavam os núcleos centrais urbanos. Dentro dessa lógica, estavam dispostos importantes elementos arquitetônicos e urbanísticos que caracterizavam essa paisagem e geravam legibilidade a esses lugares. Isto pode ser visto em várias cidades, por onde passou as diferentes companhias ferroviárias paulistas O presente trabalho, resultado de duas teses de doutoramento, apresenta como objetivo comparar as companhias ferroviárias: EFS – Estrada de Ferro Sorocabana e CP – Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tendo em vista a implicação que tiveram no processo de desenvolvimento das cidades de Presidente Prudente e de Rincão, respectivamente. A análise parte das semelhanças e diferenças no modo como a ferrovia estruturou a paisagem, conceito este que pode vir a contribuir na preservação deste patrimônio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).