Espaço e Comunidade
um estudo de caso das transformações dos fóruns de Lépcis Magna do século III ao VI
Resumo
As transformações na paisagem urbana durante a Antiguidade Tardia, como as modificações e eventual abandono dos fóruns, foram muitas vezes vistas como evidências do declínio da cidade antiga. A partir dos anos 1990, no entanto, a crítica ao conceito de decadência e o desenvolvimento de novas abordagens que davam maior ênfase à análise do espaço enquanto produção social, modificou a tônica dos estudos ao considerar que a transformação dos espaços implicava também na transformação da sociedade. É nesse sentido que o estudo dos fóruns das cidades ao longo desse período ganha significado. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados do estudo de caso em que buscamos compreender em que medida as transformações dos fóruns revelavam as mudanças da comunidade durante a Antiguidade Tardia. Para isso, utilizamos os vestígios arqueológicos e as inscrições do século III ao VI de modo que foi possível acompanhar as mudanças dos espaços e da comunidade, a dinâmica e percepção de uso dos espaços e as escolhas feitas em relação a manutenção do tecido urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nara Francini Alves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).