A morfogênese urbana de Santa Maria/RS sob perspectiva social
uma análise das concessões de terrenos realizadas pela Câmara Municipal na segunda metade do século XIX
Resumo
O presente trabalho tem como proposta analisar a conformação do espaço urbano da Vila de Santa Maria da Boca do Monte a partir das concessões de terrenos realizadas pela Câmara Municipal nos anos de 1858 e 1859, focando em uma abordagem social à questão. Para tanto, tem-se como inspiração o método de redução de escala de análise proposto pela micro-história italiana, buscando compreender de que forma as relações sociais interferem na formação de um espaço urbano. Utilizou-se como documentação-base as atas da Câmara Municipal, de onde foram extraídos os dados referentes aos requerimentos de lotes urbanos e aos cidadãos requerentes. Observou-se, a partir da análise, que as relações interpessoais tiveram significativo peso sobre as concessões de terrenos e que as mesmas propositalmente beneficiaram um grupo étnico estrangeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).