Equilíbrio, ação e oração
A luta dos moradores de Contagem (MG) contra a poluição do ar
Resumo
O presente artigo busca analisar o conflito socioambiental em torno da poluição envolvendo a Companhia Cimento Portland Itaú localizada em Contagem, Minas Gerais. Por meio de reportagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos orais, dentre outras fontes, constatamos que as mobilizações que se organizaram em torno da questão da poluição em Contagem foram demandas que surgiram entre outras inúmeras reivindicações contra a precariedade da vida cotidiana dos trabalhadores brasileiros nos anos 1970 e 1980. O aumento das pressões pela redemocratização contribuiu para que distintos grupos sociais insatisfeitos expressassem suas demandas na arena pública. Assim, as lutas socioambientais desse período integraram a emergência de novos protagonistas da ação política no Brasil que passaram a reivindicar melhores condições de vida e trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).