Bonde Elétrico e transformações urbanas no Recife
Resumo
O Recife é uma cidade que sofreu grandes transformações urbanísticas no final do século XIX e início do século XX, em função da introdução de novas técnicas e planos urbanísticos em busca de se aproximar à modernidade europeia que havia sido instaurada em cidades como Paris. Essas transformações urbanísticas impactam nas relações cotidianas da sociedade, o que não foi diferente no Recife com a implantação dos bondes elétricos na cidade em 1914. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi identificar os impactos da implantação dos bondes elétricos no Recife no início do século XX. Para realização desta pesquisa tomou-se notas de jornais e relatos de personalidades da época como fontes históricas, a fim de identificar as transformações socioespaciais que ocorreram em Recife em função de implantação do bonde como técnica modernizante, como também a percepção da população em relação a essas transformações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, Tales de Lima Pedrosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).