História e política no processo de patrimonialização da cidade de Ouro Preto
history and politics in the process of patrimonialization Ouro Preto city
Resumo
O artigo traz reflexões sobre a patrimonialização de Ouro Preto, buscando entender como esse processo se perpetuou ao longo dos anos na cidade. Amparados na perspectiva da longa duração, utilizamos como fontes jornais e livros escritos no final do século XIX e início do século XX, e as atas do Conselho Consultivo da Câmara de Ouro Preto, de 1931 a 1936. Desta forma, incidimos sobre a construção da história oficial e das políticas públicas patrimoniais em âmbito local. Nosso objetivo é lançar luzes sobre outros atores intelectuais e políticos mineiros, que contribuíram para o processo de patrimonialização da cidade e já priorizaram os bens culturais localizados no “centro-histórico”, posteriormente sacralizados pelos modernistas paulistas e pelos arquitetos do SPHAN.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).