As casas no caminho do Rio São Francisco
Resumo
o artigo analisa a formação das cidades do sertão, em especial em Juazeiro/BA e em Petrolina/PE, com enfoque no conjunto arquitetônico. Discute a formação social das mesmas e as mudanças econômicas e culturais para entramos nas construções com o uso de platibandas já no final do século XIX e inicio do XX, realizadas por mestres de obras e artesãos que aprenderam o ofício no cotidiano das empreitadas. Muitos dos afrescos e desenhos, atualmente, já estão em vias de extinção dado ás novas realidades construtivas, mudanças nos materiais de uso e a carência de profissionais com conhecimento nas técnicas do passado. O referencial teórico é baseado na Hermenêutica da Profundidade de John B. Thompson e a metodologia se utilizou de entrevistas com moradores e imagens fotográficas. Constatou-se os usos sociais e culturais que os moradores fazem dessas residências e o pertencimento em relação à memória e a cultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).