As devoções carmelitas na perspectiva global:
a influência das práticas devocionais dos séculos XVI-XVIII na cristandade ocidental
Resumo
O presente artigo busca analisar a propagação das principais formas de devoção católica difundidas no decorrer do século XVIII, as quais foram influenciadas pela Ordem do Carmo tendo como embasamento os preceitos do ideal missionário que movia a Igreja tridentina e as instruções de Santa Teresa D’ Ávila. O sucesso e a circulação das principais devoções carmelitas têm como fundamento seu maior símbolo de proteção: o escapulário. Os preceitos vinculados às Ordens do Carmo foram ganhando destaque em todos os lugares onde a Ordem se estabeleceu, especialmente na Espanha, em Portugal e nas Américas. Serão analisados também os impactos da divulgação das doutrinas carmelitas, em particular a do purgatório.
Palavras-chaves: Ordem Terceira do Carmo; escapulário; purgatório.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).