A Alma do Corpo Místico
o papel das relações sociais no conflito entre irmãos carmelitas no Recife setecentista
Resumo
O presente artigo tem por objetivo o levantamento de um perfil social dos membros das Ordens Primeira e Terceira do Carmo do Recife, envolvidos em um conflito pela quantidade de dobres dos sinos que a Igreja da Ordem Primeira daria em razão do falecimento de um irmão leigo. Para tanto, optou-se pela análise transversal da documentação epistolar da Ordem Terceira do Carmo do Recife, cruzando suas informações com outros documentos, tais como cartas patentes, pedidos de cargos e ofícios, além de trechos e transcrições presentes em obras historiográficas. A análise visa expor os indivíduos envolvidos na contenda e suas redes de relacionamento, percebendo a importância dos “recursos humanos” distintos, ou seja, daquelas pessoas que detinham a capacidade de exercer certo grau de influência perante os demais na sociedade. Como resultado, é possível conhecer o perfil social dos membros das Ordens Primeira e Terceira envolvidos no conflito e assim compreender a devoção como um meio de integração e condicionamento social que, de certa forma, faz-se presente ainda nos dias atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).