O presidente sociólogo

a construção da imagem pública de Fernando Henrique Cardoso nas páginas do Jornal do Brasil (1994)

Autores

  • Isabela Talita Corrêa de Souza Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O Jornal do Brasil, um dos mais influentes periódicos dos anos 1990, aparece como um importante instrumento para a visibilidade e reconhecimento público de Fernando Henrique Cardoso na campanha presidencial de 1994. Em suas páginas, entrecruzaram-se um projeto político específico, simbologias e o imaginário com o intuito de influenciar o eleitorado a apoiá-lo. Através da análise da linha editorial do referido periódico, percebe-se seu empenho em investir o candidato que se apresentava como social-democrata com atributos de liderança política competente e confiável, fortalecendo o seu capital político. Dessa forma, no presente artigo, procuro indicar justificativas, interesses e estratégias discursivas mobilizadas pelo jornal no campo social para estabelecer e sustentar o apoio ao candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Palavras-Chave: Jornal do Brasil; Fernando Henrique Cardoso; Campanha Eleitoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-31