O presidente sociólogo
a construção da imagem pública de Fernando Henrique Cardoso nas páginas do Jornal do Brasil (1994)
Resumo
O Jornal do Brasil, um dos mais influentes periódicos dos anos 1990, aparece como um importante instrumento para a visibilidade e reconhecimento público de Fernando Henrique Cardoso na campanha presidencial de 1994. Em suas páginas, entrecruzaram-se um projeto político específico, simbologias e o imaginário com o intuito de influenciar o eleitorado a apoiá-lo. Através da análise da linha editorial do referido periódico, percebe-se seu empenho em investir o candidato que se apresentava como social-democrata com atributos de liderança política competente e confiável, fortalecendo o seu capital político. Dessa forma, no presente artigo, procuro indicar justificativas, interesses e estratégias discursivas mobilizadas pelo jornal no campo social para estabelecer e sustentar o apoio ao candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Palavras-Chave: Jornal do Brasil; Fernando Henrique Cardoso; Campanha Eleitoral.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).