Integração e conectividade comercial entre gregos e egípcios na região de Náucratis
Resumo
A conectividade mediterrânica têm sido objeto de estudo de diversos especialistas em antiguidade. Entretanto, muito se têm a explorar. Este artigo visa analisar a região de Náucratis, no Egito, e seu papel nas estruturas política e econômica do Mediterrâneo, considerando a conjuntura helênica e suas relações com o estado egípcio. O entreposto apresenta um leque de artefatos arqueológicos, cujo análises revelam a amplitude da inserção de Náucratis na rede de conectividade. Busco explorar os interesses dos gregos nesta região, demonstrando como a integração entre helenos e egípcios contribuiu para a circulação de mercadorias e para a aquisição de gêneros agrícolas por parte dos gregos, o que os auxiliou a enfrentar os períodos de recessão de abastecimento e crises políticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-11-24 (2)
- 2020-09-30 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Allan Camuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).