As transformações geopolíticas e ideológicas da Alemanha na Segunda Guerra Mundial:
as perseguições aos ciganos e o preconceito no pós-guerra
Resumo
O presente artigo propõe um estudo sobre as transformações geopolíticas e ideológicas da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a influência que elas tiveram nas perseguições promovidas aos ciganos no contexto que antecede, comporta e sucede a esse período. Tendo isso em vista, visa-se responder: de que forma as transformações geopolíticas e ideológicas da Alemanha, na Segunda Guerra Mundial, foram arcabouços para as perseguições aos ciganos durante o conflito e o preconceito que posteriormente permeou no continente europeu? Para tanto, diante desse panorama e da necessidade de reflexão sobre o tema, utilizou-se do Capítulo 11 do livro Mein Kampf, de Adolf Hitler (1925) como fonte histórica para o realizar dessa análise. Com o presente estudo, obteve-se resultados que demonstram a ampla influência das ideologias nazistas ao extermínio cigano e o preconceito que, no cenário do pós guerra, fora implementado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Caio Murilo Pereira, Beatriz Ramos da Cruz , Nicoli Ferreira de Mello , Taysa Rocio da Silva, Priscila Padilha de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).