A peleja contra uma epidemia de varíola negra e possíveis aproximações com o tempo da pandemia da covid-19
Resumo
É objetivo, neste artigo, abordar alguns aspectos da representação literária de um surto epidêmico de varíola, de bexiga negra, recorrendo ao livro Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado, buscando tecer, a partir dele, algumas aproximações com o imaginário, hoje edificado, acerca da pandemia da covid-19, nos diversos meios de comunicação, internet e redes sociais. Assim, nosso ponto de partida, antes de tudo, são as imagens, que, na atualidade, são construídas e circulam na sociedade no que refere à covid-19, as quais nos remetem ao passado e nos levam a perceber, numa leitura do romance, a existência de elementos recorrentes nas narrativas e nos relatos produzidos e em circulação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).