O filósofo, o médico e o físico

um caminho para pensar a prática científica e seus desdobramentos na história da medicina

Autores

  • Luis Filipe Maiolini Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Durante o século XX muitas contribuições foram apresentadas para se pensar a atividade das comunidades científicas. Os estudos sobre a ciência percorreram diferentes debates a partir das perspectivas da sociologia, da epistemologia, da história e da filosofia. Lançando conceitos e métodos que visaram compreender a prática científica numa determinada sociedade. O presente artigo discute as perspectivas de Karl Popper, Ludwik Fleck e Thomas Kuhn com o intuito de comparar e confrontar suas principais obras, que durante o período dominaram o cenário da pesquisa sobre a ciência. Com o intuito de se debruçar sobre os conceitos centrais dos autores, o artigo enfatiza a relação entre ciência e sociedade; prática científica e epistemologia; produção de conhecimento e condições sociais de sua elaboração. Por fim, a partir dessa análise, o trabalho manuseia de que forma tais conceitos e métodos foram utilizados pela história da medicina.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Filipe Maiolini, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduado em História Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto e graduando no curso de História Bacharelado pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa na área de História da Medicina no século XVIII. Atualmente é coordenador da oficina de Paleografia e trabalha no Arquivo Eclesiástico de Mariana.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

MAIOLINI, Luis Filipe. O filósofo, o médico e o físico: um caminho para pensar a prática científica e seus desdobramentos na história da medicina. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 185–207, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24025. Acesso em: 7 dez. 2025.