Os centros históricos de Cabo Verde e sua caracterização habitacional - da época colonial

Autores/as

  • Claudino Borges Universidade de Évora

Resumen

RESUMO

Alguns centros históricos de Cabo Verde remontam ao período proto quinhentista são, representadas pelo seu património arquitetónico uma herança simbólico e singular do período colonial. Estes centros históricos segundo alguns historiadores[1] é uma extensão da vila de Ribeira Grande – Ilha de santiago, e particularizou – se pelo seu povoamento inicial minoritariamente entre brancos /europeus, (proprietários e armadores), e que pelo seu estatuto simbólico apresentada através das suas grandiosas casas senhoriais, que ladeavam as humildes habitações dos negros / africanos.

É neste contexto que este artigo propõe uma discussão em torno da evolução da arquitetura colonial nestes territórios, as suas influências e ao mesmo tempo provar que existia uma relação direta entre as estruturas habitacionais edificadas e a estrutura social que se iniciou no período da colonização e que se estendeu até aos nossos dias, mesmo que seja de uma forma diferente.

PALAVRAS-CHAVE: Centro histórico – Arquitetura – Património

 

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudino Borges, Universidade de Évora

    Departamento de História 

    Especialidade Gestão de património histórico Cultural - história da Arte

Publicado

2021-01-31

Cómo citar

BORGES, Claudino. Os centros históricos de Cabo Verde e sua caracterização habitacional - da época colonial . Temporalidades, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 896–918, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/24665. Acesso em: 13 dec. 2025.