O CAMINHO DA SERVIDÃO E A CARTA DE HENRY MAKSOUD PARA HAYEK
UM OLHAR A PARTIR DA HISTÓRIA DAS IDEIAS
Resumo
A obra do economista austríaco Friedrich August Von Hayek intitulada O Caminho da Servidão foi primeiramente publicada no Brasil em 1946, tendo sua segunda edição em 1977. O ano de 1977 coincide com algumas visitas que Hayek fez ao país para difundir seu pensamento econômico, sendo uma das principais balizas da corrente que ficou conhecida como neoliberalismo. Considerando estes aspectos, este artigo, amparado pelo referencial teórico da História das Ideias pretende explorar como fonte histórica cartas trocadas entre o empresário brasileiro Henry Maksoud e o autor de O Caminho da Servidão. A hipótese é que através da leitura que Maksoud fez de O Caminho da Servidão despertou o interesse em financiar as vindas de Hayek ao Brasil para difundir seu pensamento entre as elites empresariais. É necessário fazer uma análise crítica do pensamento de Hayek, considerando que o neoliberalismo é responsável pelas desigualdades sociais e injustiças sociais, promovendo disparidades importantes do sistema capitalista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernando Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).