Em nome de Colombo
exposições, estátuas e monumentos
Resumo
O presente artigo parte das recentes polêmicas sobre a derrubada de estátuas de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos para debater as diferentes interpretações e reivindicações feitas em seu nome ao longo do tempo. São privilegiadas as comemorações do IV e V Centenários do Descobrimento (1892-1992) nos Estados Unidos e na Espanha em prol entender os deslocamentos operados a partir dos projetos políticos de integração disputados nesses dois períodos. Às estátuas e exposições, soma-se o concurso lançado na década de 1920 para a construção do Farol de Colombo, entendido como prisma de todas as tensões mapeadas a partir da imagem do navegador. Espera-se, por meio desse exercício, identificar a historicidade tanto das celebrações, quanto das manifestações contrárias à imagem de Colombo e entender como ela se articula às narrativas sobre a história da América.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Novo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).