O ensino de história e as TICS
análise de dissertações e teses publicadas no banco de teses da CAPES entre 2015 a 2017
Resumo
Este artigo foi elaborado como requisito parcial para a conclusão do curso de segunda licenciatura em História do Centro Universitário de Curitiba. Seu objetivo é analisar a as produções científicas publicadas no Banco de teses da CAPES, que discorrem sobre a relação entre o ensino de história e as novas tecnologias de informação e comunicação - TICs, publicadas entre os anos de 2015 a 2017. O aporte teórico das discussões aqui realizadas, teve como foco autores como Chartier (2016); Levy (1998) entre outros que se dedicam em desvelar a temática aqui destacada. Buscou-se verificar quais as formas que autores dos trabalhos científicos utilizaram as TICs em sala de aulas para o ensino de história e quais foram os resultados obtidos. Desta forma, o trabalho objetivou estabelecer um panorama sobre a produção científica recente e os encaminhamentos para conciliar o ensino de história com a evolução tecnológica. Observou-se que independentemente da plataforma utilizada, a mediação por parte do professor é fundamental para o uso das TICs como ferramenta de ensino, seja profícuo e significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eliane dos Santos Macedo Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).