O ensino de história e as TICS
análise de dissertações e teses publicadas no banco de teses da CAPES entre 2015 a 2017
Resumo
Este artigo foi elaborado como requisito parcial para a conclusão do curso de segunda licenciatura em História do Centro Universitário de Curitiba. Seu objetivo é analisar a as produções científicas publicadas no Banco de teses da CAPES, que discorrem sobre a relação entre o ensino de história e as novas tecnologias de informação e comunicação - TICs, publicadas entre os anos de 2015 a 2017. O aporte teórico das discussões aqui realizadas, teve como foco autores como Chartier (2016); Levy (1998) entre outros que se dedicam em desvelar a temática aqui destacada. Buscou-se verificar quais as formas que autores dos trabalhos científicos utilizaram as TICs em sala de aulas para o ensino de história e quais foram os resultados obtidos. Desta forma, o trabalho objetivou estabelecer um panorama sobre a produção científica recente e os encaminhamentos para conciliar o ensino de história com a evolução tecnológica. Observou-se que independentemente da plataforma utilizada, a mediação por parte do professor é fundamental para o uso das TICs como ferramenta de ensino, seja profícuo e significativo.
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