O ideário contraditório da modernidade nos primeiros anos do jornal Dezenove de Dezembro na Província do Paraná (1854-1863): indícios para uma história das mulheres
Resumo
Esse artigo visa analisar o ideário contraditório, característica atribuída à modernidade, sobre a posição e o papel da mulher em algumas das páginas do primeiro periódico impresso na Província do Paraná, na segunda metade do século XIX, o jornal Dezenove de Dezembro. Foram usados como fonte de análise duas colunas do periódico, a Variedades e a Parte Oficial. O objetivo é mostrar as divergências sobre o tratamento que deveria ser dado à mulher no período, alguns confusos com ideias do passado e outros apontando novos caminhos, tais como a necessidade de educação e as pequenas liberdades que a moda poderia oferecer.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Graciele Dellalibera de Mello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).